Dicas práticas

Preparação física e aquecimento vocal dos cantores

Antes de ir para qualquer ensaio ou da celebração que se vai animar através do canto, sobretudo no caso dos salmistas ou solistas de outros cânticos, é conveniente que os cantores estejam minimamente com boa disposição física e vocal. Não podemos louvar a Deus só com a garganta, também com o coração e com todo o corpo em sintonia… com a fé. O instrumento da voz é mais do que a vibração das cordas vocais (como poderiam as cordas da guitarra emitir o seu som sem a vibração da caixa? ― vibração por simpatia). Para o aquecimento vocal dos cantores sugere-se, pois, as seguintes técnicas:

  • Que a aproximação ao canto litúrgico siga a seguinte sequência: saber estar > saber escutar > saber vocalizar > saber (en)cantar.
  • Não ajuda nada às cordas vocais meter rebuçados à boca, nem vinho do porto, como a maioria das pessoas pensam; o melhor é ter sempre água natural à mão, dado que uma garganta molhada é uma garganta potencialmente saudável.
  • É importante, dentro das condições de saúde possíveis, ter o corpo relaxado, através de exercícios simples de distensão das pernas, dos braços, do pescoço e a abertura da boca o mais que se puder, imaginando-se a mastigar uma enorme pastilha elástica, soprando com a trepidação dos lábios (“brrr”), etc.
  • Passamos a considerar a regularização da respiração, inspirando pelo nariz (o que ajuda a não secar a boca), enchendo os pulmões sem levantar os ombros e puxando para baixo o diafragma (“respirar com a barriga”), expirando lentamente e de forma controlada o ar (emitindo, por exemplo, a consoante “s”).
  • Ajuda, também, a limpar as cordas vocais de qualquer escorrimento nasal interno repetir várias vezes o mantra “Ommmm”, mantendo cavidade bucal cheia (como se tivesse dentro um ovo) enquanto se prolonga a letra “m”, provocando-se, assim, uma certa limpeza com a vibração de toda a garganta.

No início do ensaio, já em coro, podem repetir-se alguns destes conselhos, juntando-se, depois, o trabalho de afinação.